terça-feira, 27 de novembro de 2007

O meu preferido

É bastante normal,pelo menos com as pessoas que tenho falado sobre isso, elegerem o poema "Vem sentar-te comigo, Lídia", como o seu preferido... E eu não sou excepção. Com efeito, a primeira vez que li este poema, nao tinha qualquer conhecimento prévio sobre o seu autor, e era-me portanto um pouco complicado fazer uma análise própria do mesmo para o compreender. Assim, após uma segunda leitura mais atenta deste poema, pude constatar que é a melhor representação, na minha opinião, das ideias estóico-epicuristas presentes em Ricardo Reis.
Ricardo é o poeta clássico da serenidade epicurista, que aceita, com calma lucidez, a relatividade e a fugacidade de todas as coisas. Este poema, a par de "Segue o teu Destino", é um poema que nos mostra que este discípulo de Caeiro aceita a antiga crença nos Deuses, mas defende sobretudo a busca de uma felicidade relativa alcançada pela indiferença à perturbação.
A maneira subtil com que encara a situação, a perfeita lucidez e racionalidade que conseguem trespassar o poema até nós, quando pressente que as coisas estão a avançar um pouco mais entre ele e Lídia, e a maneira como se processa e se explica a separação entre ambos, são tudo elementos que embelezam este poema, o enchem de simbolismo, e nos mostram o medo que o Eu tem em assumir um compromisso, em dar um passo em falso ou apenas em correr riscos mínimos. O próprio vocabulário utilizado é bastante rico, expressivo e demonstra exactamente este receio de Pessoa.
O modo como ele aborda a situação é também único. Num meio, podemos dizer, romântico, no meio da natureza, onde duas pessoas que gostam uma da outra encontram de mãos enlaçadas, era de esperar qu algo mais acontecesse do que fitar a paisagem. Mas todos nos enganamos. O Eu, numa atitude de contemplação, admira a Natureza, o rio, a Lídia, não quer sair daquele momento e deseja lembrar-se dela sempre assim, não tomando uma mínima atitude em relação a nada...
O poema é mesmo muito lindo, penso que todos concordam com isso!!!

reis