terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mona Lisa's smile

Filme norte-americano feito em 2003, com a duração de 117 minutos, recria a atmosfera e os costumes do início da década de 50. Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias alunas.

O filme de Newell aparece como variação feminina de O CLUBE DOS POETAS MORTOS e rotineira incursão num mundo de ensino idealizado. Mas apesar da reputação do colégio, a professora verifica que o sucesso é conseguido pelos melhores casamentos.

Assim, tenta mostrar o vasto leque de possibilidades a todas elas, que parem de pensar em si próprias como apenas esposas mas expandirem a mulher que são a tudo que podem vir a ser.


reis