terça-feira, 27 de novembro de 2007

O estoicismo de Zenão

O principal fundador do Estoicismo foi Zenão de Cício (cerca de 300a.C.), embora esta escola de pensamento tenha sofrido evoluções posteriores. Viria a ser muito influente em Roma, cidade que daria ela própria origem a muitos filósofos desta corrente. O estoicismo, sistema monístico que considerava o cosmos como uma entidade única, em que Zeus e a entidade criadora eram apenas um elemento desse cosmos. O cosmos era encarado como um ciclo, tanto no crescimento, como na morte e regeneração, sendo pessoa sábia aquela que se conforma com a Natureza. Apologia da diferença face aos bens materiais e seguimento das virtudes, como discernimento, coragem, justiça e autodomínio. Este último leva à apatheia, permite a aceitação das acções do cosmos, do fatum e da morte inexorável.
O Estoicismo expressava ainda um forte universalismo, defendendo a formação de uma comunidade humana que espelhava a unidde do cosmos. Considerava ainda que todos os seres humanos continham em si a chama da razão, ou o fogo criador divino.

Desde que se viva em conformidade, em unidade com este cosmos, desde que se cumpram as leis do Destino que regem o mundo, permanecendo indiferente aos males e às paixões, que são perturbações da razão, a felicidade pode ser atingida. O ideal estóico é a apatia, que se define como a ausência de paixão permitindo a liberdade, mesmo para os escravos.

reis