terça-feira, 27 de novembro de 2007

O Clube Dos Poetas Mortos


Carpe diem quam minimum credula postero (colha o dia, confia o mínimo no amanhã)

O professor, personagem de Robin Williams no filme "A Sociedade dos Poetas Mortos", utiliza-a assim:
"Mas se você escutar bem de perto, você pode ouvi-los sussurar o seu legado. Vá em frente, abaixe-se. Escute, está ouvindo? - Carpe - ouve? - Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias as suas vidas."

Já nas primeiras aulas, após ouvir de um quadro de ex-alunos já mortos o famoso “Carpe Diem”, depois de rasgar a introdução inteira do livro de Literatura que ensinava a medir poesia utilizando gráficos, e depois de ouvir os poemas “To the Virgins, Make Much of Time” do Robert Herrick e “Oh me, oh life” do Walt Whitman”, com as mensagens principais do Mr. Keating: o “Seize the Day”, aproveite o dia, e o “Think for Yourself”, pense por si mesmo, os alunos procuram saber mais sobre Mr. Keating, um professor diferente e apaixonante, que também havia estudado na Welton Academy, ou “Hellton”, como os alunos “carinhosamente” apelidaram a escola.

A quebra dos estereótipos educacionais proposta pelo professor em questão, John Keating, remete os alunos a novas possibilidades e visualizações acerca do mundo em que vivem, ou que deveriam viver. Isso faz brotar nos jovens novos sentimentos, sempre com o insistente auxílio de John Keating pela quebra de barreiras impostas pela sociedade, família e instituição, o que fica bem claro com a morte da personagem Neil Perry, que se remete à vida enquanto ela ainda lhe oferece possibilidades de proveito a cada momento, relação direta com uma frase muito usual na trama: Carpe Diem (aproveite o dia).

O ideal de Carpe diem está presente em tudo o que tenha que ver com Ricardo Reis. Para o poeta, o amanhã não é certo, não sabemos o que vem aí. Sabemos que pode ser melhor, mas sabemos também que pode ser pior. Assim, o presente é o único tempo que importa é o único dado adquirido, aquele momento que podemos fruir, o único que nos pode trazer alegria, felicidade, ou mais tarde boas recordações.


reis